Sunday, March 29, 2015

Documentários sobre Alimentação


Esses documentários geralmente trazem ótimas novidades e a maioria são assuntos polêmicos ou completamente inovadores. Entretanto, devem ser assistidos de forma critica, já que podem não estar comprovados ou aceitos pela comunidade dos profissionais de saúde. Mas, nunca se sabe, o que hoje pode ser certeza absoluta amanhã pode estar ultrapassado.

Na Netflix eu já assisti alguns e coloco aqui alguns comentários:

  • Food matters (o alimento é importante): mais focado nas doenças, como amenizar, curar e até causar doenças apenas com sua alimentação. Um pouco radical para meu gosto em alguns tópicos, mas instrutivo de qualquer forma. Fala de câncer, depressão, superdoses de suplementos entre outros.
  • Sugar vs Fat (açúcar x gordura): dois irmãos gêmeos, médicos, resolvem fazer uma dieta radical: um vai comer só alimentos gordurosos e o outro só alimentos fonte de açúcar. Os resultados são bem interessantes. Com objetivo de chamar a atenção quanto aos malefícios da ingestão em excesso desses nutrientes. Senti falta de dados mais científicos, como a quantidade ingerida, se um comeu muito mais que o outro fica meio desequilibrada a comparação. Mas, válido para ilustração.
  • Fat, Sick and Nearly Dead (gordo, doente e praticamente morto): dois homens depois de anos de negligência à sua saúde resolvem mudar suas vidas. Acho a dieta de “limpeza” que eles propõem muito radical podendo causar desnutrição. Mesmo sem comprovação científica dos resultados, até acho aceitável se usada apenas por 10 dias, mas 60 dias acho perigoso e os efeitos a longo prazo não são considerados. Entretanto, achei a trajetória deles emocionante e uma boa inspiração para te ajudar a mudar sua vida. Já saiu o número 2, mas ainda não consegui assistir.


Outros que também achei interessantes e com certeza também vou assitir:
  • TED Talks: Matigue isso (sempre fui fã do TED)
  • TED Talks: Desafiando as doenças
  • Bottled Life (vida engarrafada)

E você também já viu esses? O que achou? Viu outro que também gostou? Nos conte nos comentários!!!

Tianny Armando da Silva
Nutricionista
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da UFRJ
Graduada pela Universidade Federal da Cidade do Rio de Janeiro - UNIRIO

Confira outros posts que possam lhe interessar:

Fontes:
NETFLIX.com.br

No comments:

Post a Comment