Sunday, March 15, 2015

Amamentação. Paraíso ou Tormenta?




Nessa semana reencontrei com uma amiga que está com bebe de 5 meses. A última vez que a encontrei ela estava no final da gestação, e hoje veio me agradecer os conselhos de amamentação que passei. Então achei que seria um ótimo tópico para nosso blog já que o aleitamento materno é nossa primeira alimentação e conseguir amamentar é o mais importante para a saúde do bebe recém nascido.


Minha experência com amamentação

Meu filho hoje está com 2 anos e meio e a amamentação para mim foi mágica, só de lembrar me arrepio toda. Mas não começou assim... Mesmo fazendo curso de gestante e a pediatra insistindo muuuuito que o aleitamento NÃO deve doer, eu não acreditei. Minha família toda jurava de pés juntos que "é normal doer, depois que fizer calo melhora". Portanto, ao final de 5 dias depois do parto me peguei mordendo o travesseiro para conseguir amamentar e não gritar, assustando meu bebe. Foi ali deitada, enquanto meu marido segurava ele no meu peito, que decidi que não podia ser assim, tinha que ter outro jeito, afinal quantas mulheres ouvi dizer que foi mágico amamentar. Voltei na pediatra do curso de gestante. Ela me ensinou como amamentar corretamente, o que no meu caso foi um pouco mais complicado porque minha mama é muito volumosa. Resultado: em 24h não doía mais. Daí para frente foi tudo que me prometeram. Me sentia no paraíso vendo os olhinhos dele olhando para mim, a mãozinha segurando meu peito e até sorrindo com olhinhos!!! Além disso, saber que você é tudo o que ele precisa naquele momento para crescer forte e saudável é indescritível, me senti a mulher mais poderosa do mundo!


Repassando ao próximo

Por essa história, prometi a mim mesma que qualquer gestante que eu conhecesse eu avisaria que AMAMENTAR NÃO TEM QUE DOER! É simples: se estiver doendo tira e bota de novo, quantas vezes for necessário para achar a posição certa, que é aquela que não dói nada. Isso mesmo, NADA! Juro para vocês, que se não tiver nenhum problemas com a saída do leite, com o bico do peito ou a sucção do bebe, não dói nada. Na posição certa, além de não doer, o bebe consegue mamar de forma mais eficiente, o que significa mais comida em menos tempo e com menos esforço do bebê. Quando minha amiga me contou que seguindo essas dicas foi maravilhoso amamentar me senti realizada.



Nutrição do bebe

O aleitamento materno exclusivo, sem adição de nenhum outro alimento ou bebida, nem água, é recomendado pelo ministério da saúde até os seis meses de idade, e deve continuar juntamente com as papinhas até os 2 anos. Pesquisas já comprovaram extensivamente que o leite materno garante uma nutrição completa e tem aditivos que não existem em leites e suplementos, como anticorpos e glóbulos brancos fortalecendo o sistema imune do bebe contra diversas doenças. Outras vantagens conhecidas:
  • Praticidade - não precisa procurar microondas para esquentar no meio da rua, nem lavar e carregar mamadeiras para todo lado
  • Economia - claro que é mais barato que as formulas infantis
  • Desenvolvimento mental do bebe
  • Alimento de fácil digestão - causa menos refluxo ou 'gofada' muito comuns nos bebês
  • Vínculo afetivo entre mãe e filho
  • Formação boca e dentes
  • Emagrece - gastamos tantas calorias para produzir todo esse leite que emagrecemos. Comprovei isso!!!

Confira no YouTube esse vídeo do Ministério da saúde que ensina a posição correta durante a amamentação entre outras dicas muito importantes.

Em casos de complicações com a amamentação, como bico do peito invetido ou pouca saíde de leita entre outros, procure ajuda de médico ou enfermeira especializados no assunto. Você pode procurar no google o termo “clínica de amamentação” na sua cidade.

Tianny Armando da Silva
Nutricionista
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da UFRJ
Graduada pela Universidade Federal da Cidade do Rio de Janeiro - UNIRIO

No comments:

Post a Comment